Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Resumo informativo: Germinal

A história se passa nas minas de Montsou no Norte da França, onde Etienne Lantier, busca emprego após ser demitido de uma fábrica, acaba por ser contratado para empurrar vagonetes, com a ajuda de Maheu, assim acaba tornando-se amigo da família de Maheu, que são ao todo 7 filhos, pai, mãe e avô, nutre sentimento por Catherine, filha de Maheu, que também trabalha na mina, porém ela tem um namorado Chaval.
Diante do trabalho Etienne descobre o inferno da vida nas minas, apesar do trabalho duro, o que ganham não é o suficiente para sobreviver, o pagamento é quinzenal, por produtividade, a falta de condições de trabalho, a mina corre o risco de desabar a qualquer momento, a fome e a miséria eram comuns naquele ambiente, assim as mulheres até vende-se em troca de alimentos para as famílias. Os superiores eram Dansaert, o capataz e Negrel, o engenheiro.
Inicialmente Etienne aloja-se em uma pensão, ali passa a ter contato com Souvarine, um anarquista, com convicções violentas em relação ao capitalismo. Etienne ao ver o sofrimento dos mineiros, aflora seus ideais socialistas, assim surge à idéia de uma caixa de previdência com vistas a poder socorrer os mineiros em caso de uma greve mais longa.
Um dos filhos de Maheu sai de casa para amigar-se com uma moça que ele já tem filhos, assim acaba sua colaboração com as despesas da casas, Maheu decide convidar Etienne para ali vir morar e arcar com algumas despesas, este aceita e acaba por dividir o quarto com Catherine e sua irmã. Devido ao ciúme de Chaval, Catherine sai de casa e com ele vai morar. As condições de trabalho mantêm-se péssimas e ocorre um grave acidente, onde um mineiro morre, e Jeanlin, um dos filhos de Maheu, fica deficiente, coxo, e isso significa duas mãos a menos no trabalho e uma boca a mais.
Como Jeanlin não desce mais a mina, parte para a criminalidade, executando pequenos furtos, e para esconder os objetos de seu crime, arruma um esconderijo, em uma mina abandonada.  Para agravar a condição dos trabalhadores, há uma crise mundial de carvão, onde a mão de obra é ainda mais desvalorizada, ocorre uma greve parcial e com ela a fome e a miséria. Como os mineiros não podem se reunir na vila encontram-se a noite no interior da floresta, e decidem continuar com a greve em Montsou e nesta reunião decidiram continuar e ampliar a greve. Chaval durante a reunião assume o compromisso de instigar seus companheiros da mina Jean-Bart a pedir aumento, e se não fossem atendidos, a aderir à greve, mas é convencido por seu chefe a não aderir a greve, com a promessa de tornar-se contramestre.
Os mineiros caminham de mina em mina aguçando os trabalhadores a aderirem a greve, chegando a serem violentos. Como Chagal não cumpriu seu compromisso, Etienne o agrediu na frente de todos, mas Catherine defende  o agressor. Etienne presencia Jeanlin assassinando um soldado, quando questionado sobre o motivo, disse que não tinha motivo. Etienne acaba por ajudar Jeanlin a desaparecer com o corpo. Soldados são chamados para proteger as minas, acaba ocorrendo um conflito entre mineiros e soldados, mineiros acabam mortos, entre eles Maheu, pai de Catherine. Etienne se refugia no esconderijo de Jeanlin, até os ânimos se acalmarem. Chaval e Etienne brigam novamente, e Catherine é expulsa de casa, perambula pelas ruas e não tendo opção pede abrigo na casa da mãe, já que quem a proibira de entra lá está morto.  Etienne e Catherine ficam mais próximos, ele entra na mina escondido, e mexe na estrutura da mina, querendo causar algum estrago que possa atrasar o reinicio do trabalho, o que ele não imagina é que Catherine decidiu que também desceria a mina na próxima manhã. Ao acordar de madrugada com o barulho de Catherine se arrumando para o trabalho, Etienne decide ir com ela.
Ocorre mais um desabamento, onde vários mineiros ficam embaixo da terra, entre eles Chaval, Catherine e Etienne, andando pela mina procuram uma saída, em um ataque de fúria, motivado pelo comportamento do rival, Etienne o mata. Catherine se revela para Etienne e desesperada pela constante possibilidade de morte, se entrega ao mineiro.
Durante o processo de salvamento, Zacharie, irmão de Catherine morre em uma explosão.
O socorro demora e somente Etienne sobrevive.  A história termina com os mineiros voltando a mina, sem melhoras nas condições de trabalho. Etienne vai embora à procura de outro emprego, continua com seus ideais socialistas, e pensando em ir a Paris, lutar por suas convicções e com a expectativa de ser ouvido.

Fonte: http://pt.shvoong.com/books/classic-literature/2105296-resumo-informativo-germinal/#ixzz1Zoqlzs1Y



Um comentário:

  1. Excelente filme para se entender o capitalismo, Karl marx, Weber e Emile Durkheim.

    ResponderExcluir