Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Defensoria Pública - Ame e Adote

Ação Cidadã – Ame e Adote


No dia 25 de maio de 2009, por ocasião da comemoração pelo Dia Nacional da Adoção, a Defensoria Pública da Bahia lançou a Ação Cidadã - Ame e Adote. Trata-se de uma campanha que busca estimular as famílias para a adoção e a regularização da guarda no caso daqueles que já "criam" crianças ou adolescentes. A ação ocorre com maior ênfase, de forma simultânea, em Salvador e Feira de Santana, mas outras comarcas da Bahia também aderiram.
O objetivo da Ação Cidadã - Ame e Adote é garantir para as crianças e adolescentes que estão nos abrigos, orfanatos e casas de acolhimento, cadastrados junto ao Juizado da Infância e Adolescência para adoção, o direito à convivência familiar. Além disso, assegurar os direitos civis daqueles que são considerados "filhos de criação", mas ainda não possuem representantes legais. A campanha, que tem como slogan "Adotar é legal, adoção é amor", conta com o apoio de peças publicitárias como cartaz, folder, outdoor, busdoor, camisa.
SALVADOR - O trabalho realizado pela Defensoria também recebeu o reforço de um levantamento feito pela Defensoria durante visitas realizadas a 23 abrigos de Salvador entre os dias 13 de março e 6 de abril de 2009, onde estava abrigada uma média de 250 crianças e adolescentes; apenas 10% disponível para adoção.
FEIRA DE SANTANA - Idealizado pela defensora pública da área de infância e juventude Sandra Falcão, o projeto conta com o apoio da Secretaria da Educação, através da Diretoria Regional, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
ADOÇÃO - O processo de adoção é simples. A pessoa que deseja adotar precisa apenas apresentar uma diferença de idade mínima de 16 anos em relação ao adotado e não ser ascendente nem descendente do mesmo. Caso o adotante já disponha da guarda da criança ou adolescente, é necessário apenas regularizar a situação.
Para mais informações sobre como ser beneficiado por esta Ação Cidadã da Defensoria Pública, LIGUE 129, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. Ligações apenas de telefone fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário