Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SOBRE O PRESIDENCIALISMO

O parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Estado, que pode ser um monarca a exemplo da Inglaterra ou presidente como ocorre em Portugal, o qual pode ser destituído do poder executivo pelo parlamento. Este (parlamento) é quem escolhe um chefe de governo entre os blocos políticos - partidário com maior presença no parlamento, normalmente o partido que obteve mais cadeiras parlamentar, mas nada impede da oposição ganhar.
O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo é escolhido pelo povo para mandatos regulares acumulando a função de chefe de estado e chefe de governo.
Esse sistema de governo foi criado pelos norte-americanos no século XVIII. A monarquia inglesa atuava como chefe de Estado sobre as treze colônias. O descontentamento com a atuação do monarca e as influências de autores que se opunham ao sistema absolutista, principalmente Locke e Montesquieu, foram determinantes para que os americanos adotassem um sistema onde houvesse mecanismos que impedissem a concentração de poder. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes. O presidente é o chefe de Estado, e é ele que escolhe os chefes dos grandes departamentos (ministérios). O Legislativo, o Judiciário e o Executivo são independentes entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário